Pesadelo

Durante muito tempo, o estudo dos sonhos e da relação deles com o mundo real esteve restrito ao campo da psicanálise. Atualmente o cenário é outro. O interesse da ciência pelo assunto é crescente e já existe até um ramo especializado, a chamada Medicina do Sono, que se dedica à observação e melhoria do período que passamos dormindo.

A mudança de abordagem do tema sono pode ser percebida quando observamos a atenção que é dada hoje em dia à qualidade das horas de repouso. A medicina não se limita mais a simplesmente recomendar oito horas de sono por noite, sem levar em conta as necessidades individuais dos pacientes. Os estudos do funcionamento do cérebro e do sistema respiratório enquanto dormimos têm possibilitado grandes avanços na compreensão do que acontece durante o sono, e a a busca do significado dos sonhos e pesadelos deixou de ser feita somente com base em fatores psíquicos.

A descoberta dos distúrbios do sono, em especial a apnéia, ajudou a ciência a desvendar pelo menos uma das possíveis causas dos pesadelos. Acredita-se que nas pessoas com apnéia do sono os sonhos ruins seriam uma estratégia do cérebro para fazê-las despertar e respirar. A relação entre o distúrbio e a ocorrência de pesadelos é evidenciada pelas experiências de pessoas com diagnóstico de apnéia que passaram a ter menos pesadelos depois que iniciaram o tratamento.

Para reduzir os pesadelos em indivíduos com stress pós-traumático também é utilizada a prazosina, um medicamento que a princípio não tinha essa finalidade. O fármaco foi desenvolvido para tratar hipertensão arterial, mas durante o período de testes observou-se que os voluntários medicados tinham noites de sono mais tranqüilas e relatavam que pesadelos eram raros. O remédio foi então testado em pacientes com stress pós-traumático, já que o pesadelo é um sintoma presente em quase todos os casos desse transtorno. Os resultados foram satisfatórios e hoje a prazosina é receitada para pacientes que relatam pesadelos recorrentes e muito assustadores, que interferem na qualidade do sono.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas