Principais Modelos de Gestão de Pessoas

Administrar pessoas é conseguir estabelecer diretrizes que façam com que elas cooperem umas ou as outras, focadas sempre nas atribuições de seus cargos e nas suas responsabilidades. Trabalhando em equipe, em prol de um objetivo maior, o sucesso da empresa. Mas, para que isso seja possível, a empresa precisa colocar em prática Modelos de Gestão de Pessoas, que auxiliam na administração da Organização e na conquista desses objetivos.
O convívio em um ambiente empresarial é algo bastante complexo. As organizações são formadas por indivíduos, com todos os seus defeitos e qualidades. Conduzir essas pessoas por um mesmo caminho, em busca de um mesmo objetivo, é primordial para o bom funcionamento da empresa. Um bom Modelo de Gestão de Pessoas pode ajudar em diversas questões dentro da empresa, como: Valorizar e manter o funcionário motivado, saber identificar talentos; determinar e treinar líderes; administrar uma resolução de conflitos, etc.
Existem vários Modelos de Gestão de Pessoas que podem ser adotados pelas Organizações, empresas e instituições. Os mais conhecidos são: – Modelo Autocrático: Esse modelo determina que os colaboradores que desempenham cargos mais baixos, na cadeia de hierarquia da empresa, são considerados apenas como “capital humano” que precisa desempenhar determinada função. O diálogo é fragilizado e comprometido neste modelo. – Modelo Flexibilizado: Neste modelo exige uma participação maior dos colaboradores. Todos são vistos como parte importante da empresa. Não existem grandes diferenças entre os cargos ou níveis de hierarquia. A participação de todos é em busca da evolução e da produtividade. – Modelo por Competência:

O Modelo mais indicado a ser usado pelos profissionais responsáveis pelo setor de RH da empresa. Esse modelo é mais estratégico, auxilia para um maior entendimento de todos os profissionais na empresa, ajuda numa melhor resolução de crises futuras e arrecada diversos benefícios para as organizações. O seu processo de implementação requer que os administradores compreendam como utilizar o desempenho e a produtividade como fatores para desenvolver a carreia dos colaboradores e identificar talentos. Isso se torna crucial para alcançar resultados de forma mais consistente.

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