Quais são as Teorias da Motivação mais Conhecidas?

A motivação é aquilo que está por trás de tudo o que nós fazemos, de tudo o que nós queremos. É aquela força que nos ajuda a levantar da cama todos os dias, mesmo quando a situação passa longe de ser boa.

É algo que ajuda o ser humano a manter suas forças para continuar a viver, no sentido figurado da palavra. E por esse motivo é que ela se faz tão importante e vira alvo de estudos, teorias e práticas que ajudam as pessoas a se manterem neste estado benéfico.

Dentre as várias teorias da motivação, podemos destacar algumas que se mostram bastante expressivas. Por exemplo, dentro do campo da necessidade por trás da motivação você poderá encontrar a Teoria das Necessidades de Maslow.

Essa teoria afirma que o ser humano possui uma pirâmide na qual estão fixadas as suas necessidades, necessidades que motivam a busca do homem para chegar ou continuar num estado básico de recursos. Essa teoria se baseia em três princípios que mostram a necessidade física e psicológica do ser humano. O primeiro princípio é o da dominância, o segundo é o da hierarquia e o terceiro é o da emergência.

Já a teoria Higiene de Herzberg mostra que em um bom ambiente de trabalho, haverá mais motivação para o profissional exercer seu serviço. Ele diz que em um ambiente higienizado há mais chances de haver um profissional motivado. Junto a este fator encontra-se o motivacional, que inclui várias áreas da vida de um ser humano que são contribuintes para uma boa motivação.

A teoria das necessidades de Alderfer pode ser um pouco semelhante com a de Maslow, mas há um ponto crucial que a distingue, ela identifica a realização existencial por trás de uma motivação.

Outra que sai da mesma base, mas possui desdobramentos diferentes é a teoria das necessidades de McClelland, só que as necessidades aqui destacadas vão de encontro a uma realização mais egocêntrica. Ele destaca a necessidade do homem de se afiliar, de ter poder e de se realizar.

Enfim, são muitas teorias da motivação e estas são apenas algumas das que se destacam. O que podemos concluir é que a motivação para cada ser humano pode vir de formas diferentes e necessita de diferentes fontes para poder crescer de acordo com cada pessoa, pois todos nós possuímos sonhos e vontades próprias.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas