Para entender qual melhor termogênico é necessário atentar-se ao significado do termo. Um termogênico funciona, literalmente, transformando gordura em músculos. O produto usa a gordura como combustível energético nas atividades físicas. Com o uso, o atleta aumenta o pique e a melhora o desempenho do esporte ou academia. O aumento da temperatura corporal também é um efeito que ajuda na queima das gorduras. A aceleração do metabolismo talvez seja o mais importante resultado. Com um metabolismo acelerado o corpo não acumula gorduras e sempre as está eliminando, desde que não deixe a atividade física e a alimentação equilibrada de lado.
Existem termogênicos com e sem a substância Efedrina. Esse complemento torna os resultados mais evidentes, mas os efeitos colaterais, que incluem riscos de infarto, não valem o risco. A Sinefrina e Cafeína são as substâncias que substituem a Efedrina nos outros termogênicos. Não são tão eficazes a curto prazo, mas acabam tendo os mesmos efeitos no final das contas, e são mais seguras.
O primeiro passo para quem gostou e quer experimentar um termogênico é procurar um especialista. Um bom nutricionista vai saber indicar o melhor caminho e se os termogênicos são aplicáveis ou não, dependendo do caso.
Os melhores termogênicos disponíveis no mercado são: Lipo 6 Black, da Nutrex; Oxyelite PRO feito pela USP Lab; Hydroxycut Hardcore da MuscleTech®; e o Lipo Cut X da Arnold Nutrition. Esses, porém, não são os únicos, existem ainda muitos produtos de qualidade no mercado como o Lipomax bloqueador de gordura . Mas cuidado, pois também têm muitas enganações que farão o interessado perder tempo e dinheiro.
Após obter o aval dos médicos, é legal procurar uma loja de suplementos séria e com profissionais na área de educação física, fisiculturismo e nutrição. Os exames ajudarão a saber se os termogênicos são aplicáveis no seu caso, ou se há um alternativa.