Rio Tietê

Provavelmente, até quem não vive em São Paulo já ouviu falar do rio Tietê, mas a maioria só conhece a realidade dele quando cruza a cidade. Esse rio nasce na cidade de Salesópolis, limpo com vários peixes e plantas nele. Na cidade de Biritiba Mirim são encontrados os primeiros vestígios de poluição até chegar a São Paulo, onde o rio se encontra totalmente poluído. Saindo da capital, passará por várias cidades até que chegue a Barra Bonito onde é menos poluído, porém ainda não tem qualidade ideal da água.

O Tietê sempre foi utilizado para a prática de esportes aquáticos e pescas, porém na década de 20 apareceram os primeiros sinais de poluição, mas foram piorando com o passar do tempo.

Nas décadas e 60, 70 e 80 os governantes já sabiam da necessidade de realizar o tratamento de água do rio, o que foi dificultado devido ao desinteresse político e aos altos custos. Durante esse mesmo período, o esgoto despejado no rio aumentou – o que agravou ainda mais a situação.

A recuperação do Rio Tietê

Em 1991, se iniciou o processo de recuperação do Tietê, firmando uma parceria entre governo e a empresa de saneamento a fim de realizar o tratamento de água do rio. Dessa forma, nasce o Projeto Tietê, o maior projeto de recuperação ambiental do país.

Entendido o problema iniciou se o tratamento de esgoto, antes que esse fosse despejado no rio passou a ser tratado. Em pouco mais de 10 anos, o esgoto tratado passou de 20% para 63%, um número muito significativo.

Essas e outras ações fizeram que a mancha de poluição diminuísse de tamanho lentamente, e cada vez mais se investe em tratamento das águas do rio para que sejam despoluídas e também no tratamento dos esgotos.

Ainda falta muito para se recuperar o Tiête, mas com investimento o tratamento de água, e tratamento do esgoto aos poucos o rio será recuperado.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas