RVSM completa 10 anos na Europa

No dia 24 de Janeiro de 2002 houve uma mudança significativa para o tráfego aéreo em toda a Europa, foi implantado o RVSM (Reduced Vertical Separation Minimun/Espaço Aéreo Vertical Reduzido) que diminuía a distância de 2.000 pés para 1.000 pés de distância entre os aviões, conseguindo aumentar a capacidade da Europa no espaço aéreo em 25% e ainda foram instalados mais seis níveis de navegação extras, elevando para 13 níveis.

Com a instalação desses novos níveis, estima-se que teve uma grande economia para as empresas aeronáutica, isso sem contar que o gasto com combustível e o número de atrasos diminuiu consideravelmente nos países em que é implantado o RVSM.

Muitos países já utilização da operação de voo em RVSM, mas para que o piloto possa se utilizar desse sistema, é necessário que ele possua o LOA (Letter of Authorization) e tenha sido devidamente treinado, para que o processo seja realizado com segurança.

RVSM é o resultado de estudos de viabilidade e investigações técnicas que levaram várias décadas e que foram seguidos por um programa de execução específica, que durou um total de três anos. Esse sistema de navegação aumenta o espaço aéreo diminuindo a distância vertical entre os aviões. Graças a essa operação de voo que é possível a quantidade do tráfego aéreo que temos atualmente ao redor do mundo.

Mas, para um piloto poder navegar utilizando do RVSM é necessário que ele faça todo treinamento, possua conhecimento amplo sobre o sistema e adquira a carta de autorização LOA, caso se trafegue em RVSM sem a autorização, o piloto pode ser autuado e sofrer penalidades.

Um bom exemplo de casos em que piloto não possuía a autorização e levou a um acidente grave foi o do voo 1907 em setembro de 2006 em que um jato Legacy bateu em um Boeing da Gol, resultando na morte de 154 pessoas. Na ocasião desse acidente, os pilotos norte-americanos do Legacy escreveram em seu planejamento de voo que possuíam o LOA quando na verdade não estavam autorizados a pilotar em RVSM.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas