Saiba como se dar bem na entrevista de emprego

Entrevista de emprego deixa até os mais preparados com medo. E o fator emocional, pode ser decisivo na hora do avaliador escolher quem vai preencher a vaga. Um exemplo: Você é especialista em Solidworks (software de CAD utilizado para criar formas geométricas) – capacitação extremamente valorizada em vagas relacionadas a Engenharia ou Informática – mas na hora de responder ao profissional de RH sobre a função, fica nervoso e não transmite segurança na explanação. Se isso já aconteceu com você, saiba que não é único.

Nervosismo é normal, mas há mecanismos de controle

Ansiedade, insegurança, medo de não saber o que responder, são sentimentos extremamente comuns na hora da entrevista. Diante do concorrido mercado de trabalho, a pressão por conseguir estar bem na nesse momento decisivo é extremamente forte.  Então, de qualquer coisa, saiba que você não é o único medroso do meio. Seus concorrentes estão na mesma situação que você; ávidos por conseguir o emprego, questionando se a pessoa do lado é melhor que ele, na dúvida se saberão responder as perguntas.

A principal dica para se dar bem é: prepare-se. Se a vaga for para o seu nicho, melhor ainda; mas se não for, estude, leia bastante, converse com pessoas da área. O nervosismo pode surgir, mas as chances de você ficar seguro e responder com clareza são, obviamente, maiores.

Confira mais algumas dicas que irão ajudá-lo na hora da entrevista de emprego

1-      Antes da entrevista anote em um papel seus pontos fortes e pontos fracos

2-       Não se atrase: Calcule o tempo de deslocamento da sua casa até o local da entrevista.

3-      Roupas: Homens e mulheres devem vestir roupas sociais de cores sóbrias, sem extravagância. A situação é formal.

4-      Na hora das perguntas evite fazer movimentos bruscos com os braços, olhar no relógio, morder tampa da caneta, pois são atitudes que detonam insegurança.

5-      Treine em casa: Fale diante do espelho sobre você mais de uma vez, para ter mais chances de caprichar diante do entrevistador.

6-      Não minta. Seja claro e extremamente honesto ao falar sobre você, e responder as demais perguntas.

7-      Jamais fale mal de empresas que você já trabalhou.

8-      Gírias? Nem pensar, lembre-se da formalidade.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas