Se controle com uma planilha de controle financeiro

Para controlar as finanças é preciso vontade de se organizar, disciplina e persistência. Bons aplicativos ajudam muito.

  • Planilha de controle financeiro

Para fazer seu controle financeiro é preciso registrar detalhadamente tudo o que você ganha e o que você gasta. Na hora de fazer isso, não pode se esquecer de nada. Isso porque pequenas despesas, como a taxa de estacionamento do carro, os juros do cheque especial, as taxas de serviços bancários, a assinatura da TV, a anuidade do conselho de classe, o IPTU de seu imóvel, o licenciamento do carro, etc costumam ser despesas que não levamos em conta na hora de organizar as finanças, e depois ficamos nos perguntando “para onde foi o dinheiro que eu ganho?” As despesas chamadas indiretas podem ser um grande problema em casa ou na administração de uma empresa.

Quem tem o orçamento apertado, ou seja, vive no limite, qualquer imprevisto pode desequilibrar tudo, gerando grandes dores de cabeça. Por isso, depois de registrar todas as despesas, é bom registrar um percentual para imprevistos. Todas as atividades levam em conta um fator de risco, fazendo uma “reserva técnica”. O ideal é que essa reserva seja de pelo menos 15% do que você ganha. Isso não é muito difícil se você organizar uma planilha de controle financeiro. Se não precisar usar a reserva, ela salta para o mês seguinte, sem problemas.

A planilha de controle financeiro pode ser feita em uma folha de papel, em uma caderneta ou no computador. Pode ser feita em editores de texto como o Word, ou de forma mais profissional, no Excel ou no Calc (programa de código aberto, gratuito, similar ao Excel). Se deseja uma boa planilha eletrônica, basta procurar na internet. Empresas como a BM&F Bovespa disponibilizam planilhas gratuitas. Se você tem alguma prática em planilhas eletrônicas, é muito fácil fazer uma.

Outras formas mais sofisticadas são os aplicativos financeiros. Programas de computador desktop (que precisam ser instalados no computador) ou web (que rodam direto da internet) permitem fazer um gerenciamento completo de suas finanças. Alguns são gratuitos, e outros são pagos. Os sistemas pagos costumam incluir uma verdadeira consultoria financeira, que em alguns casos pode ser muito vantajosa. Mas nada substitui sua vontade de se organizar, sua disciplina e persistência.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas