Segundo o Ministério do Trabalho – MTE dentre as modalidades de quem tem direito ao Seguro Desemprego se encontram:
Antes de requerer o seguro desemprego é necessário contemplar os prazos para pedir o seguro desemprego. Os trabalhadores formais podem pedir o seguro no período entre a primeira semana após a demissão e o 120º dia após a dispensa; Já os domésticos e resgatados podem fazer o requerimento do seguro desemprego em no máximo 90 dias após a demissão.
Os pescadores só podem fazer o seguro desemprego quando for período de proibição da pesca, em até 120 dias após o tempo de recesso. E aqueles trabalhadores que estão estudando devem solicitar o seguro desemprego durante a suspensão trabalhista.
O valor do seguro desemprego varia conforme o tempo de serviço e a média salarial dos últimos meses trabalhados, sendo o piso salarial R$622,00 reais conforme o novo salário mínimo . Sendo pagos em no máximo cinco parcelas mensais.
Para fazer a consulta do seguro desemprego basta entrar no site do ministério do trabalho: mte.gov.br entrar no link Seguros Desemprego e por fim na consulta seguro desemprego, colocar o número do PIS/PASEP e consultar seguro desemprego.
Um site de variedades.