Steve Vai

Nome completo: Steven Siro Vai

Nascimento: 6 de junho de 1960

Instrumento: Guitarra

Já tocou com: Frank Zappa, Whitesnake, David Lee Roth, Alcatrazz e G3.

Virtuoso e muitas vezes tido como um guitarrista sem feeling Steve Vai sempre fez o que pode para demonstrar sua técnica, desde o uso de guitarras com vários braços a efeitos e barulhos “estranhos” nas músicas. Ironicamente uma das suas primeiras músicas a ter um sucesso mundial é For the Love of God, um rock instrumental lento, mas com solos tecnicamente difíceis, mas não apenas isso, sua melodia é uma das mais melosas dos instrumentais de Vai, alguns acham uma obra prima e outros apenas uma música com tendência pop, mas sem feeling.

Um pouco de seu experimentalismo veio de Frank Zappa, com quem trabalhou quando tinha 19 anos, acompanhando o música e escrevendo as partituras de seus solos. O próprio Vai dizia ser o único músico capaz de transcrever os solos de Zappa e foi assim que ele conheceu seu ídolo e começou a trabalhar com ele.

Steve Vai se formou pela Berklee School Of Music, uma das mais famosas, se não a mais, faculdades de música do mundo. Lá também se formou Joe Satriani, o primeiro professor de Steve. Com um currículo desses, um talento nato e muito, mas muito estudo Vai conseguiu seu lugar ao sol e é hoje um dos mais aclamados “deuses da guitarra”, com certa relutância de alguns, mas com o público em geral ele é quase uma unanimidade.

Na sua carreira destacam-se as participações no álbum Slip Of The Tongue do Whitesnake que ele gravou completamente e particpou
da turnê de divulgação, pois o guitarrista da banda havia se acidentado. Com Dave Lee Roth gravou 2 álbuns, que o colocaram na mídia e o fizeram ser comparado à Eddie Van Halen, com quem Dave havia tocado anteriormente e declarado guerra quando veio a sair da banda.

Ele lançou vários álbuns solos e em 1993 ganhou um Grammy pela música Sofa. Tocou com Ozzy Osbourne, Jon Bon Jovi e vários outros. Um ponto fortíssimo na carreira é o projeto G3, com seu professor Joe Satriani e sempre mais um guitarrista, com destaques para Eric Johnson e Yngwie Malmsteen.

Steve é mais que um simples guitarrista virtuose, suas apresentações são quase sempre teatrais e performáticas, demonstrando toda sua destreza com a guitarra de várias formas diferentes e soando sempre natural, seja qual for o caso. Seus shows não se resumem apenas à música, quase sempre o que se vê é um espetáculo no sentido literal da palavra.

Fotos do Steve Vai:

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas