Tabela fipe é feita em 24 estados brasileiros

Comprar um carro ou moto, sejam eles novos ou usados, é o sonho de muitos brasileiros, porém nem sempre quem deseja adquirir um veículo tem certeza se os preços praticados no mercado são abusivos ou não. Por isso, antes de comprar um veículo automotor, seja carro de passeio, moto ou caminhão, muitas pessoas recorrem à tabela fipe, que mostra o preço médio dos veículos comercializados em 24 estados brasileiros.

Mas, como essa pesquisa é feita pela FIPE? A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), faz a pesquisa nos estados e descarta os valores muito altos ou muito baixos dos veículos. Assim, ela consegue a média do valor praticado pelo mercado, que serve de referência para concessionárias, financeiras, seguradoras, revendedoras e até pela imprensa especializada. Os cálculos servem ainda de referência para a cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do seguro dos veículos.

Para chegar ao preço médio dos veículos, a pesquisa tabela fipe carros leva em consideração as características de cada veículo como cor, ano, marca, modelo, estado de conservação, itens opcionais, além da região do país, por isso podem ocorrer algumas variações de estado para estado, o que é perfeitamente normal. No entanto, um item é comum: os valores são calculados em reais.

Antes de consultar a tabela FIPE é importante saber que nem todos os veículos podem fazer parte da pesquisa. Os que recebem tratamento tributário diferente, por exemplo, como os veículos de cooperativas de trabalho, conduzidos por motoristas profissionais e usados por pessoas com algum tipo de deficiência estão fora da pesquisa da FIPE.

Muitas pessoas que não tem acesso à internet podem achar que é muito complicado acessar a tabela fipe carros, no entanto não há qualquer mistério, ou seja, qualquer pessoa pode fazer a busca rapidamente, pois as únicas informações necessárias são com relação ao tipo de veículo a ser pesquisado, a marca e o modelo e o ano de fabricação. Se você inserir esses dados nos locais indicados, imediatamente você terá a resposta sobre o valor médio do carro, moto ou caminhão que você deseja comprar ou vender.

Ao ter as informações com você, é hora de se dirigir a uma concessionária ou revendedora e verificar se o preço da tabela fipe está sendo realmente respeitado pelas empresas que negociam a compra ou venda de veículos. Se houver uma discrepância muito grande com relação aos valores, você terá dados para contra argumentar, e até pagar o preço justo pelo veículo desejado.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas