Tudo o que você precisa saber sobre cachorros

Você quer ter cachorro? Sabe direitinho como cuidar de um? Essa pergunta é muito importante e deve ser respondida seriamente por quem pretende ter em casa qualquer animal de estimação. No caso dos caninos, que são o nosso assunto específico nesse artigo, esses cuidados vão além de dar comida, água e proporcionar ao animal um espaço para correr. É muito animador sonhar com cachorro feliz te esperando quando você chega da rua, mas a realidade é que seu melhor amigo vai precisar de um pouco do seu tempo e de sua paciência.

A primeira coisa que você precisa preparar para o seu novo amigo é um espaço. Cães menores e de raças dóceis podem ser criados dentro de casa sem problemas. Se o cachorro for de raça maior, você vai precisar de uma área ampla, como um pátio ou um quintal. A melhor opção é instalar nesse lugar uma casinha para ele, espaçosa o suficiente tanto para o animal ficar de pé quanto para deitar em diferentes posições e ter bons sonhos. Nunca deixe o seu cachorro preso na coleira, com os movimentos limitados. Isso o deixa estressado e até agressivo, além de poder causar problemas musculares.

A alimentação deve ser apropriada à idade do cão. Filhotes devem comer ração para filhotes, rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável e geralmente menores, para serem mastigadas com facilidade. Já os adultos devem ser alimentados com ração própria para eles, com os nutrientes que eles precisam. Os filhotes comem de três a quatro vezes por dia, enquanto para os adultos duas vezes costumam ser o suficiente. Evite colocar grandes quantidades de comida no prato do seu cachorro e não o estimule a brincar ou correr logo após as refeições, porque isso pode provocar dilatação do estômago ou até mesmo uma torção gástrica. Não alimente o seu animal com comida de gente, pois há alimentos (como o chocolate) que são tóxicos para ele, enquanto outros provocam queda de pêlos.

A partir dos 45 dias de vida o cachorro já pode tomar banho. Enquanto ele é filhote, deve-se usar sabão de côco ou shampoo neutro. Nunca aplique produtos antipulgas em filhotes. Se ele tiver pulgas, use sabonete de enxofre. Quando o cão já é adulto, o uso de shampoo antipulgas é liberado. Dê banho a cada 15 dias e escove o pêlo diariamente, para remover sujeiras, pêlos soltos e verificar a presença de pulgas ou carrapatos. Animais de pêlo longo devem ser tosados a cada dois meses, em média.

Os cachorros normalmente têm vermes, por isso é preciso vermifugá-los com frequência. Os filhotes devem receber a primeira dose de vermífugo aos 30 dias de vida, a segunda aos 45 dias e a terceira aos 60 dias. A vacinação também é um cuidado indispensável. Antes de seu cachorro passear por aí, ele precisa estar protegido contra as doenças, tanto as que só acometem os animais quanto as zoonoses, doenças que podem ser transmitidas do animal para o ser humano, como a raiva. Tanto a vermifugação quanto a vacinação devem ser feitas com orientação do veterinário, daí a importância de levar seu cão a consultas periodicamente.

Além de ter esses cuidados com a saúde do seu animal, você não pode esquecer de dar muito carinho para ele. Leve-o para passear, brinque, ensine-o a buscar as coisas que você joga e esteja preparado para receber lambidas no rosto quando menos esperar. Cuide bem do seu cachorro e você terá o seu melhor amigo sempre saudável e feliz.

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas