Vantagens do ensino a distância

O ensino a distância  é algo frequente nos dias de hoje. Se o estudante busca ser o melhor advogado tributarista, um cientista social, ou um jornalista de renome ele certamente vai ter aulas não presenciais no currículo acadêmico da faculdade. Então, no direito, e nas demais áreas elas são comuns. Apesar disso, ainda há rejeição – e até mesmo preconceito – pelas aulas que são assistidas diante da tela de um computador.

Vários alunos sentem falta do contato direto com o professor no aprendizado, e diante disso, questionam o ensino a distância. Alguns teimam em não assistir as aulas, desistem no meio do caminho, trancam as disciplinas. Há de se entender que aprender na sala de aula é excelente. A oportunidade de obter conhecimento diante do contato com um professor capacitado, e hábil na arte de lecionar, é extremamente satisfatória, enobrece o estudante intelectualmente. Mas há vantagens em aprender a distância, e o aluno deve levá-las em consideração, quer saber quais?

Vantagens do ensino a distância

Possibilidade de aulas em qualquer lugar – Você pode assistir aulas em casa, na praia, no pátio da universidade, ou mesmo no deslocamento diário no metrô, ônibus, etc.

Criar o próprio horário – O aluno pode definir seu próprio horário de estudo, conforme achar melhor.

Todos tem chance de participar, até o mais tímido – É comum que na sala de aula alguns alunos fiquem acanhados e não participam efetivamente das aulas. No ambiente virtual o mesmo aluno pode responder aos debates de forma mais tranquila.

Potencializa o trabalho em equipe – No aprendizado on-line, há oportunidade de vários tipos de trabalhos em equipe, os chats são estimulados, da mesma forma que os debates, o que cria um vínculo de aprendizado interessantíssimo.

Professores ficam mais acessíveis – Na sala de aula às vezes é difícil conversar com o professor por muito tempo, pois vários alunos o cercam para tirar dúvidas. Na internet os alunos podem conversar com mais tempo nos chats.

A internet é a nova ferramenta de aprendizado acadêmico

Sem desmerecer os formatos tradicionais, não se pode desmerecer essas aulas a distancia, afinal elas representam o nosso presente tecnológico – interatividade, troca de informações em tempo real por dispositivos eletrônicos, etc. Se o estudante utiliza o facebook e o twitter com finalidade de entretenimento, porque não tornar a internet um instrumento de aprendizado acadêmico?

L99

Um site de variedades.

  • Página de exemplo
  • Enviar sua Postagem
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Atividade
  • Membros
  • Registro
  • Ativação
Este é um site do grupo B20
Pular para a barra de ferramentas